Powered By Blogger

sábado, 5 de novembro de 2011

Felicidade e Infelicidade

felicidade
fe.li.ci.da.de
sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.
*     
infelicidade
in.fe.li.ci.da.de
sf (lat infelicitate) 1 Falta de felicidade. 2 Desdita, desgraça, desventura, infortúnio.

Eis aqui a definição, segundo o dicionário, de duas das palavras mais comuns entre os seres humanos, mas o que nosso “pai dos burros” não leva em consideração, diante da definição, é o espírito (mente) humano.

O ser humano é complexo, se relativizado. Em linhas gerais criamos teorias, mas quando partimos para o individual nos defrontamos com pessoas que fogem à regra estabelecida pelo senso comum, seja por uma construção histórica ou difundidas pelos meios de comunicação de massa. A felicidade consiste em bem-estar, mas e quando o bem-estar parte do seu antagonismo? Existem seres que se sentem bem quando estão mal, eles adoram falar sobre seus problemas. Externam todas as dificuldades presentes e passadas, talvez no intuito de receber atenção ou carinho, coisas que não tiveram durante a vida. O mais estranho é que talvez pela ausência de amor e carinho, ao receberem, diante dos fatos citados, essa pessoa rejeita e se afasta, cria um muro em volta de si, se protegendo de sentimentos como o amor, talvez por ter medo, talvez por não acreditar. E se falarem em buscar a felicidade, o conceito da palavra se inverte. A felicidade consiste em ficar só, morrendo aos poucos com seus problemas e rejeitando qualquer sentimento contrário à in(?)felicidade e, ainda mais,  que gosta, que sente prazer nos sentimentos moribundos. Vou ler Freud, será que ele explica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário