Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ser o melhor


Desde criança você aprende que tem que ser o melhor pra poder ter o melhor. Te darão a melhor escola, ou não. Te darão as melhores condições de vida, ou não. Não importa, você tem que ser o melhor. Se estiver “dez vezes atrasado” em relação a outrem, foda-se, seja “dez vezes melhor”, mas seja o melhor. Mas por que ser o melhor?  Ser o melhor para ter o melhor e oferecer o melhor.  Ter o melhor se constitui em ter um carro de luxo, uma casa de luxo, fazer viagens... Ter tudo que o dinheiro possa comprar. Conquistou tudo? Pronto, dentro da sociedade de consumo você é o melhor. Nada contra a ambição de ter uma vida confortável financeiramente falando. Dinheiro é bom mesmo, ninguém é hipócrita de negar. Mas até que ponto vale levar uma vida pensando em almejar tudo isso? Às vezes damos sorte, nascemos em uma família abastarda, mesmo assim carregamos o peso de ascender ou, no mínimo, manter o status social. Muitas vezes não temos essa sorte, e precisamos ascender socialmente para ser respeitado. A cobrança está em nós o tempo inteiro. Será que isso é viver bem? No fim das contas o pouco será sempre pouco, o muito ainda assim será pouco. O ensinado e, consequentemente, aprendido é nunca se contentar com o que temos. Se alguém pensar diferente é taxado de tolo, talvez hipócrita, mas será mesmo? Será que vale a pena abdicar de uma vida em detrimento de outra? Porque é isso que acontece com a maioria. A busca pelo melhor, perante a sociedade de consumo, nem sempre vale a pena. Pena mesmo. Somos penalizados e nunca estaremos satisfeitos, pois sempre será pouco dentro da lógica ensinada, afinal já diz a norma: “Se você ganha mil, gastará X, se você ganha dois mil, gastará XX, se você ganhar 10 mil, gastará XY, se você ganhar cem mil, gastará XXYYZ, ou seja, nunca estaremos satisfeitos.
  
Nossa população vive angustiada e amargurada, pois ligamos a TV e não podemos ter as coisas fúteis que o mundo oferece. Então ensinamos nossos filhos que eles precisam ser os melhores, e a escola não foge à regra. Portanto, de uma geração a outra estamos criando competidores.

Queira sempre o melhor. Seja o melhor. Mas saiba o que de verdade é o melhor.  Seja um espírito livre. Viva à sua maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário